Por mais difícil que seja a área, sempre haverá alguém se destacando como Ricardo Tosto

No Brasil, sem dúvida alguma, a área do Direito é ainda das mais concorridas, tornando assim o sucesso do profissional deste segmento ainda mais difícil de ser atingido, fato esse de senso comum, devido ao histórico do país. E se o senso comum não lhe for o bastante para acreditar, pois saiba que isto foi comprovado pela pesquisa do site paulista Quero Bolsa, que constatou ser ainda o curso de Direito o primeiro colocado no ranking das graduações mais procuradas. E tudo isso só dá ainda mais mérito aos profissionais como Ricardo Tosto, que é sócio e um dos fundadores do escritório Leite, Tosto e Barros Advogados. Afinal, se ter sucesso nesse meio é por si só mais difícil que o normal, ser um dos brasileiros apontados entre os melhores advogados na área de Commercial Litigation (Contencioso), pelo guia Who’s Who Legal, é de um destaque tremendo.

 

Talvez por isso, consiga trazer tanta visibilidade ao escritório que fundou com outros profissionais da área, e que está presente no Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília, sendo atualmente comandado por Eduardo Nobre. Visibilidade tanta ao ponto de, no ano passado, esse mesmo escritório ter dado a Ricardo Tosto mais um prêmio, só que dessa vez em conjunto. O escritório foi reconhecido, mais uma vez, por nada menos que a Chambers Global, pela a sua atuação na área de Dispute Resolution (Contencioso). Vale lembrar também a relevância do referido guia, pois, reconhecido mundialmente como é de fato, os escritórios que são apontados nessa edição global, previamente já destacados nas publicações locais do mesmo, passam a serem vistos como os melhores do mundo naquele respectivo setor.

 

E o que se percebe é ser o dinamismo um dos segredos para atingir-se esse patamar na área do Direito. Ao menos, se nós pegarmos, como um bom exemplo, o currículo do próprio Ricardo Tosto, que graduou-se em Direito pela Universidade Mackenzie e com curso de extensão em Administração de empresas, veremos então que ele atua especialmente nas áreas de Recuperação de Créditos, Acquisition Review, Falências, Contratos Bancários, Recuperação Judicial, Reestruturação Empresarial, Direito Administrativo, Eleitoral, Comercia e Civil. Só por estas tantas especialidades, já se demonstra uma baita versatilidade, porém, no seu histórico ainda constam experiências anteriores diferentes entre si. Delas, podemos destacar que ele trabalhou como assessor da Diretoria Jurídica e Recursos Humanos do Grupo Rede, além de ter sido presidente da Comissão de Modernização do Judiciário e da Comissão de Reforma do Judiciário da OAB/SP, e, por fim, diretor da Fundação Rede de Previdência Privada.

 

Há quem diga até ser “a menina dos olhos” de Ricardo Tosto e de todo o seu escritório, que conta atualmente com uma equipe de 15 sócios e 100 associados, a parte do Contencioso, e do qual está à frente Guilherme Lopes, por ser justamente uma das maiores fontes da receita de todo o escritório. Como já dito, além de encontrar tempo para ser articulista político e jurídico e também palestrante, sendo co-autor do livro O Processo de Tiradentes, Ricardo Tosto consegue situar-se entre os advogados contenciosos de maior destaque, considerado desta área um dos grandes profissionais ativos no país inteiro.

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *