Como funciona é a Lei que leva o nome da atriz global, Carolina Dieckmann?

Resultado de imagem para PO que é a Lei Carolina Dieckmann?

A lei Carolina Dieckmann é uma lei que começou a vigorar em dois de abril de 2013, e reza que invadir ambientes eletrônicos e roubar dados ou informações é crime.

Dados nada mais são do que qualquer conteúdo armazenado em computadores, tablets, smartphones, ou outros aparelhos eletrônicos, usados normalmente para acessar a internet, armazenar fotos, documentos, senhas, áudios, entre outros.

Antes da lei Carolina Dieckmann, não existia nenhum tipo de lei específica para estes casos, e nos tempos atuais, onde todos estão conectados à internet quase vinte e quatro horas por dia, hackers criam todos os dias, novas maneiras de enganar as pessoas, e roubar dados.

A lei tem este nome, pois no ano da sua criação, fotos intimas da atriz foram roubadas e divulgadas por um hacker. Estas fotos estavam no e-mail de Carolina Dieckmann, e nesta mesma época uma lei estava tramitando na Câmara dos Deputados. A população e a imprensa ao tomar conhecimento do caso da atriz, aproveitaram o caso e batizaram a lei com este nome.

Os hackers que roubaram as fotos da atriz fizeram isto invadindo o seu aparelho, o que pode ser feito de diversas maneiras, mas na maior parte das vezes, são usados e-mails que enganam a todos, e também links enganosos mandados por inúmeras redes sociais, por anônimos ou então anúncios, que ao abrirmos instalam vírus nos nossos computadores, danificando-o ou roubando dados.

Muitas vezes abrimos esses links por inocência, ou por curiosidade, mas eles podem roubar dados armazenados no HD, e também utilizar o computador invadido como robô. Por essas questões é necessário tomar muito cuidado com e-mails de desconhecidos ou de conteúdo duvidoso, mensagens estranhas. Atenção e cuidado são as palavras chave.

E agora as pessoas pensam, “se tenho documentos sigilosos ou importantes, fotos pessoais, a primeira coisa a se fazer é limpar o HD e guardar em outros lugares como um HD externo ou uma nuvem, por exemplo”. Mas não é só isso, é necessário também passar um bom antivírus no computador, e caso os documentos estejam no e-mail é necessário apagar os mesmos e esvaziar a lixeira, deixando o menor número possível de documentos.

Uma coisa que deve ser ressaltada, é que quando um indivíduo compartilha fotos vazadas em um blog, uma rede social, ou em qualquer outro meio é crime também, já que é ilegal roubar conteúdo e redistribuí-lo. Independente da natureza da foto (se são fotos que contém nudez ou fotos “normais”) compartilhar qualquer conteúdo vazado ilegalmente é um delito e gera sanção. Por estas razões é necessário tomar muito cuidado com o que se compartilha e com o que se faz na internet.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *