Empresa dá dicas para campanhas de marketing baseadas em

 

Um novo estudo publicado pela Kantar Millward Brown, revelou que apenas 15% dos anúncios publicados possuem mensagens que são facilmente absorvidas pelos consumidores. O estudo foi chamado de Make a Lasting Impression, e teve como base de pesquisa o próprio banco de dados da empresa onde tinha 160.000 anúncios arquivados. A empresa realizou o estudo com o objetivo de entender melhor os conceitos que definem uma boa propaganda com mensagens que sejam rapidamente absorvidas pelos consumidores.

A empresa destacou que os anúncios que contém maior apelo emocional ou um alto impacto criativo são os que conseguem ter a mensagem melhor absorvida. Sendo assim, as expectativas de vendas arrecadadas com essas campanhas são maiores e refletem mais que no curto prazo.

A vice-presidente de Client Service, que também corresponde a empresa Kantar Millward Brown, Silvia Quintanilha, disse sobre o estudo: “Os profissionais de marketing devem ir além da mensagem e concentrar-se nas impressões que gostariam que os anúncios e a marca deixassem na mente dos consumidores”.

Para dar uma melhor compreensão do que os consumidores desejam, a empresa elaborou uma lista com conceitos simples que funcionam no marketing. Dentre eles, o primeiro é criar impressões duradouras nas campanhas. Segundo a empresa, as campanhas publicitárias que registram impressões duradouras (boas impressões), chamam mais a atenção dos consumidores e ainda faz com que eles lembrem da campanha ao longo do tempo.

Outro ponto fortemente destacado pela empresa é de que as campanhas devem ter apelo criativo e emocional. Os anúncios que contêm informações com mensagens explícitas tendem a ser descartados facilmente pelos consumidores. No caso das campanhas com apelo emocional e com criatividade, os consumidores se sentem mais atraídos e consequentemente, influenciados a gostar da marca ou produto.

Uma outra dica dada pela empresa aos consultores de marketing é utilizar boas narrativas em suas campanhas. Segundo a empresa, o consumidor de um modo geral acaba sendo fisgado por uma boa história. Então nada mais correto do que utilizar uma narrativa eficiente para atrair o seu público alvo. Contudo, a empresa destaca que é preciso inovar e trazer histórias que ainda não foram contadas.

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